Você sabia?

Você sabia que a marinha naval usava a camiseta para esconder os pêlos do peito dos marinheiros?

Originalmente as camisetas tinham abotoamento frontal. Em 1913, a marinha naval americana solicitou uma renovada no design: eliminou os botões e ampliou o decote para facilitar na hora de vestir. A peça serviria para esconder os pêlos dos marinheiros que apareciam no decote da farda. Aos poucos começou a ser usada nas praias e como roupa íntima.


Você sabia que no século XIX as mulheres precisavam de licença para usar calça?

No século XIX, a mulher que quisesse usar calças tinha que requerer uma licença especial da polícia. Algumas figuras "excêntricas", como a escritora George Sand, que só se vestia com trajes masculinos, a pintora Rosa Bonheur e ainda uma senhora que queria acompanhar o marido em escavações arqueológicas usando calças, tiveram que registrar pedidos de licença na polícia francesa.
Num importante colégio feminino do Rio de Janeiro, ainda na década de 50, um cartaz advertia: "Pede-se às senhoras mães que não venham buscar suas filhas em trajes masculinos."



Você sabia que quando foi lançado nem as modelos queriam usar o biquíni?

O biquíni foi inventado pelo estilista francês Louis Réard que o batizou com o nome do pequeno atol de Bikini, no Pacífico, onde os americanos haviam realizado uma série de testes atômicos. O lançamento do primeiro biquíni foi em 26 de junho de 1946 e causou o efeito de uma verdadeira bomba.
Apesar de toda euforia em torno do novo traje de banho, descrito por um jornal da época como "quatro triângulos de nada", o biquíni não emplacou logo de cara. O primeiro modelo, todo em algodão com estamparia imitando a página de um jornal, se comparado aos de hoje, era comportado até demais. Entretanto, para os padrões da época, um verdadeiro escândalo. Nenhuma modelo quis participar da divulgação do pequeno traje. Por isso, em todas as fotografias do primeiro biquíni, lá estava a corajosa stripper Micheline Bernardini, a única a encarar o desafio.


Poupando os detalhes, felicitem-se pelo tempo que passou e pelos costumes que mudaram!
 
 Fonte: Gustavo Sarti

Por: Raphaela Ribeiro

btemplates

0 comentários: