Do Oskar para o mundo

Oi gente! Estava vendo FashionTV quando começou o programa "Nomes da moda". Na repetição de seu primeiro episódio, a celebrity da vez foi, nada mais, nada menos que Oskar Metsavaht, o criador da Osklen.
Mais que depressa, comecei a escrever um pouco sobre a entrevista pra contar pra vocês! Então, vamos lá.

Oskar Metsavaht nasceu em 1961 em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Brasil, e completou seus estudos em medicina no Rio de Janeiro, cidade que escolheu para viver há 23 anos.

Oskar, de início fazia medicina e começou a produzir roupas para si mesmo e para amigos que gostavam de suas criações. Não sabia costurar, mas passava todas as suas ideias à costureira.
Com uma de suas criações brilhantes, um casaco para alta montanha, um amigo de Búzios ofereceu a loja de sua mãe para que Oskar pudesse vender seus produtos. Aparentemente acharam ridículo vender casacos tão "protetores" em um lugar onde o sol e a praia predominavam, mas foi uma surpresa e tanto. Nos primeiros 5 minutos de inauguração da loja, entrou um italiano que achou tudo maravilhoso e expôs seu desejo de abrir uma franquia da marca.

"Eu abri a loja com 7 mil dólares, mas você olhava assim, ela era uma joinha, sabe, ela brilhava! Eu me orgulhava. Eu achava assim, "pô" que legal, eu sou um brasileiro que fez um casaco de neve, pra usar em expedição com uma qualidade internacionalzona!"

Oskar só começou a fazer roupas de surf quando desenvolveu o aqualight, um tecido de secagem rápida que desliza sobre a pele. Na época, só haviam tecidos como o tactel que ficavam "encharcados", e para ele isso não era legal.
Seus primeiros modelos femininos eram somente um "complemento" à passarela, mas ao serem elogiados por Albert Ford, Oskar começou a aprender mais do que o público feminino gosta, para participá-lo igualmente em suas criações.


Hoje a Osklen é baseada no surf com um toque de sofisticação, mas não exclusivamente para os surfistas ou snowboarders e sim, para todos os que desejam se sentir tanto confortáveis para um passeio na praia, quanto bem vestidos para uma festinha depois do passeio.

"Eu não faço roupas pra cariocas, brasileiros, americanos ou japoneses, e sim um determinado grupo de pessoas que se identificam com as referências que eu experimentei na minha vida."

Junto com a irmã e artista plástica, Ana Amélia Metsavaht e a coordenadora de estilo, Juliana Suassuna, Oskar cria as estampas e ilustrações para as coleções.


"Você olha na vitrine, você diz: Ah! É diferente! E isso acontece no mundo todo. Ele é uma pessoa que está abrindo lojas no mundo todo e ninguém consegue abrir lojas no mundo todo se não tiver uma diferença. Não tem jeito."
Iesa Rodrigues, editora do Jornal do Brasil.

Curiosidades:
O irmão de Oskar, Leonardo, falou sobre a lenda de que Oskar vestia as bonecas da irmã quando era pequeno.
Oskar comprava tecidos de cortina, estilo floral para produzir bermudas de surf.
Usou seus conhecimentos de biofísica e economia para produzir roupas para proteção do corpo em uma expedição de alta montanha.
As passarelas de seus primeiros desfiles tinham o chão coberto por tapetes. 
"A primeira Loja internacional da Osklen eu escolhi abrir em Ipanema", disse.

Oskar conta uma experiência que achei interessante e acredito que sirva para muitas pessoas como exemplo.
Ele contou que afirmou seu estilo aos 15 anos, aproximadamente, quando fez uma camisa floral para ir à uma festinha de domingo, um "Feirão dançante". E ao chegar lá alguns colegas o caçoaram, dizendo que estava vestido com "camisa de cortina". Na hora, um tanto tímido, ele afirma que pensou em ir embora, mas refletiu e viu que estava se sentindo bem. Conclusão, permaneceu na festa e não desistiu de usar suas ideias.
Tenho certeza que hoje aqueles colegas o admiram por seu excelente trabalho e ouso dizer que até usam suas coleções.

Então, assim como Oskar, não tenham medo de expor suas ideias e criar!


Por: Raphaela Ribeiro

btemplates

0 comentários: