Ressurgindo das cinzas... literalmente e entre aspas!

Você, certamente, tem no seu guarda-roupa uma calça velha, uma saia apertada pra cacete (e que você a-m-a), um vestido que você já não acha mais digno de ser usado, etc e tal. E com certeza já ouviu e leu por aí sobre a customização, o famoso "faça você mesma(o)".

Pra dissertar sobre esse assunto, precisei pesquisar pelos sites por aí da vida. Praticamente todos os sites e blogs de moda tocam nesse assunto. E pra não ficar de fora, também irei acrescentá-lo aos meus arquivos do blog. Mas, na verdade, minha tia Cida que me propôs a escrever sobre esse assunto aqui. Então, vamos ao que interessa! Nada de roupas de castigo no guarda-roupa, vamos colocar disfrutar da nossa imaginação e criatividade!

"Vale tudo" na hora de customizar, mas isto requer alguns cuidados com os excessos de acessórios e/ou artigos para não tornar a peça uma fantasia carnavalesca. Em primeiro lugar, avalie as roupas que você já possui e separe aquelas que você não usa mais, porque já enjoou ou porque já não estão mais “em alta” ou cabendo em você - nem por isso você não pode customizá-la. Através de rasgos, misturas de outras peças, bordados, pinturas e até mesmo os patches, aqueles pedaços de tecidos que antes eram usados para remendo e hoje são acessórios fashions, criamos uma moda singular. Fiz uma junta de tudo que me interessou e espero que seja útil para muita gente:

Uma camiseta branca básica  pode se transformar na peça do momento: o bolero. É só retirar a gola, cortá-la pela metade e fazer uma abertura frontal. Depois, para enfeitar, algumas fitas de cetim ou rendas ou botões etc e tal. Tudo do seu jeito.
 
Numa calça jeans "velha", você pode cortar e transformá-la num short jeans. Fazer bainha ou não. Na minha opinião, sem bainha fica com mais estilo, com aquela franja de linhas penduradas, mas decente. Ou, se preferir, utilizar apliques, barras coloridas e bordados (por exemplo, p/ criar uma barra diferenciada, basta dobrá-la e aplicar por cima uma fita de cetim).

• Pra fazer um macacãozinho curto, fofo e justo (ótimo pro calor): 1 tesoura, 1 calcinha do seu tamanho (nem muito grande nem muito pequena), 1 agulha, linha, colchete de pressão (aqueles de roupinha de bebê) e uma camisola ou um vestidinho que seja mais justinho e que vá pelo menos até logo acima do joelho. Lembrando que existe armarinho que pregam esses botões de pressão. Basta você levar até lá, comprar os botões - lógico - e pronto! 
   
 
 
Fica tipo este aí da foto

Sabe aquele blusão social que seu pai, seu namorado, seu tio, seu marido, seu amigo ou qualquer outro ser do sexo masculino usa no trabalho, numa festa social etc e tal? Então, ela pode ser usada por você - mulher ou menina - fica um máximo! Se ela for muito grande, te serve como um tipo de "vestido" com manga, ou se é mais curta, você pode usar com uma regata por baixo, do que você preferir. Serve até o "blusão" feminio, que as mulhes normalmente usam quando a ocasião é mais formal, numa entrevista de emprego, por exemplo. Ao invés de usar como se fosse a uma entrevista de emprego, não feche os botões e vista uma blusinha por baixo.

 
                                     Eu aderi para ir ao SPFW

• Se você tem botões coloridos e desenhados largados em algum canto da sua casa, tá na hora de utilizá-los. Seja numa blusinha, numa jaqueta, num biquini, numa calça jeans, num short... Você enfeita o que quiser, a criatividade é sua! Só cuidado com os exageros.
 

Sabe a tal da saia apertadérrima, mas que você ama e não quer dar a alguém? Você pode cortá-la e fazer uma remenda com outro tipo de pano, e claro, tudo costurado. Peça ajuda à uma costureira e ela saberá como fazer tudo nos conformes e te explicar.

• E aquele vestido preto, todo preto mesmo que você ultimamente tem achado tão sem graça? Você simplesmente pode pegar um lenço colorido - afinal, preto combina com todas cores - e encrementar um pouco no vestido, por exemplo: 

 

• Você tem um vestido, blusa, short ou qualquer outra peça de roupa que gostaria de colorir, mas do seu jeito? Compre canetinhas para tecido e pronto, é só colorir à vontade! Mas na hora da lavagem, cuidado pra tinta não soltar nas outras roupas, tente lavá-la separada.


• Há também a famosa estampa em camisetas. Esse tipo de customização todo mundo já conhece, né?

• Com tintura, por exemplo, tem essa: basta você marcar onde deverá ser o centro da explosão e começar a aplicação das cores. No início com alguns pingos, vá preenchendo o centro, em seguida com movimentos leves e rápidos, vá aplicando riscos crescentes alternando as cores - ou não -, sempre aguardando algum tempo para que não se misturem.


Obs.: encaminhe a peça que você deseja customizar pedindo uma possível recomendação da(o) sua(seu) costureira(a) pode ser uma boa ideia. Mas aí vai depender do seu gosto e também do gosto dela(e) se ambos forem diferentes, a probabilidade de você gostar do resultados são quase nulas. Então, utilize a sua criatividade!
 
Muitas bitocas, espero ter dado uma luz! :-)

Por: Izabelle Farias

btemplates

2 comentários:

Myla disse...

eu sempre dou as coisas que não uso :( hahaha
acho que nem tem mais nada agora u.u
mas vou fuçar o armário e vou achar (yn)

Peter Kino disse...

Eu fiz isso com uma calça que adorava, mas que estava enorme em mim. Agora ela é uma bermuda linda hahha